top of page

Os arquétipos como fonte infinita de energia de transformação.

Como nosso comportamento é afetado pelos arquétipos?

Como a ampliação do nosso nível de consciência sobre eles alavanca nosso desenvolvimento como ser humano e como coaches?


Considerados modelos e definições ideais essas representações são parte do nosso inconsciente e influenciam emoções, comportamentos e tomadas de decisões. Mas, afinal, qual é a real importância dos arquétipos para entendermos as nossas reações e comportamentos diante das mais diversas situações?


A palavra que tem origem no grego e que consta nos chamados eidos de Platão, representa o primeiro modelo de algo, protótipo ou antigas impressões sobre algo. No entanto, os conceitos desses conhecimentos dos arquétipos foram consolidados a partir de Carl Jung, psiquiatra suíço que fundou a psicologia analítica. De acordo com ele o inconsciente individual é dirigido pelos arquétipos, que são dotados de iniciativa própria e energia específica. Percebe-se essa energia característica quando se observa o fascínio que essas forças interiores exercem, pois procedem de uma fonte profunda que não é alimentada pela razão ou pelo conhecimento nem está sob qualquer controle conhecido, o inconsciente coletivo.


Dessa forma, esses padrões inatos fazem parte de uma memória ancestral que estaria escrita “debaixo da pele” presente em todos os seres humanos, assim como os instintos estão para os animais de cada espécie. É possível que você compreenda isso recordando de situações em que você foi confrontado ou desafiado. A partir do instinto você “busca” dentro de si um modelo para reagir. Esse modelo acessado é justamente o arquétipo. Junto a ele ocorre a manifestação psíquica que corresponde ao padrão do arquétipo em questão. Ou seja, você passa a expressar (atuar) de acordo com esse modelo conhecido e com as mesmas características que estão associadas a este modelo.


Mas a questão é: o quanto consciente você está sobre a ação dos arquétipos?

Por que conhecê-los e acessá-los pode ser importante para você?


O que eu quero dizer com isso é que este é um modelo vivo, ele não pode ser explicado. Mas à medida que você cria consciência sobre eles você não só entende as suas reações como aprende que eles não são mais acionados da forma inconsciente como você pensava anteriormente. A partir daí que você inicia um desenvolvimento pessoal e compreende que este é um “dispositivo” emergencial disponível para ser acessado no momento oportuno.


É nesse repositório de toda a experiência humana, desde o mais remoto princípio que está um sistema vivo de reações e aptidões que invisivelmente determina a vida individual a partir de representações mentais (imagens e ideias). Portanto, conhecer o funcionamento desses pormenores faz como que tenhamos benefícios comportamentais, discernimento e nos libertemos do modus operandi que nos foi dado como certo. Dessa forma ainda nos reinventamos incorporando um novo jeito de fazer ou nos posicionamos num lugar diferente daquele que nos foi reservado.


Entender a real importância dos arquétipos é além disso desenvolver o conhecimento que está além do padrão de comportamento e criar uma maneira de proporcionar compreensão sobre nós mesmos e sobre os outros. Também é um modo para empreendermos transformações verdadeiras e nos desprendemos desses modelos padronizados que conhecemos e experienciamos na vida.


Como você se identifica com esses modelos? Como encontrar um novo significado na sua forma de interagir e de reagir às demandas impostas pelo mundo?


Se você deseja saber mais sobre o assunto leia no meu blog outros artigos sobre o tema. Se deseja ter apoio de coach profissional para se desenvolver e amadurecer neste tema, entre em contato:



Leia também:


O Campo mítico e os Personagens da vida real.


O Masculino Profundo:


Visgo da Alma:


O Masculino e a Anima:



Jorge Dornelles de Oliveira

Abril de 2021






2.110 visualizações0 comentário
bottom of page