Como a inspiração pode ajudar o CEO a liderar de forma eficiente?

:: mapeando a cadeira de CEO ::


Se você acompanha o meu blog já deve saber que estou compartilhando uma série de três artigos sobre os elementos do conhecimento superior: imaginação, inspiração e intuição, que são capacidades ou sensórias que podem ser adquiridas e desenvolvidas com a maturidade. A ideia é que ao final da serie você tenha algumas dicas que sejam aplicáveis no seu dia a dia.


CEOs podem utilizar esses recursos a seu favor para enxergar aspectos da organização que nem sempre estão visíveis, mas que o impedem de observar todo o contexto e de certa forma a avançar com suas ideias e propósitos.


No último tema eu falei sobre a imaginação, neste eu abordo o conceito de inspiração, segundo Rudolf Steiner. A inspiração é que direciona a imaginação para um caminho ou objetivo. Mas, como fazer para acessar esse conhecimento? É sobre isso que eu vou tratar.


Novamente recorro à metáfora do quadro para explicar. Quando você se depara diante de uma obra de arte você está observando uma imagem em uma dimensão que você abrange, isto é, a imaginação permite a você perceber o contexto todo, mas ainda na superfície. Se olhar detalhadamente, começará assim a perceber as interconexões entre as partes da obra como se agora estivesse observando algo em duas dimensões. Muitos museus hoje usam equipamentos sofisticados que permitem identificar as diversas camadas de tinta, inclusive os rascunhos feitos pelo pintor na tela. Ou seja, a intenção inicial do autor. Esta comparação permite entender melhor a intuição que é a capacidade de perceber o que está no intermédio ou o que está por trás. O que ainda não foi explicitado.


Você deve estar pensando que isso pode ser muito útil para um conhecer de arte ou de colecionador. Mas, o que tem a ver com você?


Tenho certeza de que no seu dia a dia como CEO você se defronta com situações complexas que podem ser muitas vezes vitais para o crescimento ou para a sobrevivência do seu negócio. Com certeza você consegue perceber o grande panorama em eventuais relances (pela imaginação) e então como dar o passo seguinte que é entender os impactos. Avançar além dos números ou dos projetos apresentados. Isso quer dizer perceber o que está na segunda dimensão. É aí que a inspiração pode ajudar muito. Por trás daquele grande cenário onde a maioria das pessoas que vive neste contexto é capaz de enxergar, existe uma série de outros detalhes que estão igualmente encobertos por inúmeras camadas quase inacessíveis para a maioria. Exceto se você se aproximar cada vez mais e utilizar de algum recurso para ver mais de perto é que terá esse olhar distinto.



Ainda nessa analogia, é necessário então investigar de perto para ver os detalhes, analisá-los e após isso elaborar, a partir da sua percepção, aquilo que você sentiu. Da mesma forma ocorre com o processo da inspiração: ela está ligada diretamente ao sentir. Por meio desse conhecimento é possível observar uma infinidade de interconexões que existem na organização. Perceber as necessidades dos stakeholders e atendê-las a tempo. Dar respostas rápidas à problemas diversos e muitas vezes nunca enfrentados anteriormente. Tudo isso são fatores que exigem muita inspiração, portanto, muito desenvolvimento deste conhecimento.


Entender como acontece a inspiração tem este objetivo de fazê-lo compreender a maneira como você poderá adotar melhor as suas decisões a partir do que você realmente sente e percebe. É uma forma muito objetiva de avistar as experiências camufladas com o maior grau de precisão possível, afinal de contas, você terá desenvolvido a capacidade de avançar por camadas adentro antes de tomar qualquer direção. E neste caso estou falando de um cargo que enfrenta uma questão muito particular: o CEO ocupa uma função solitária. Embora possua membros para compartilhar suas reflexões, isso não é suficiente para tirá-los do distanciamento necessário para considerar suas decisões.


Como decifrar o cenário, senti-lo e transformar a sua percepção em inspiração?


Para alcançar esse conhecimento e se beneficiar dos seus frutos é preciso entender que inspiração é uma espécie de audição captada pelo “EU”. A inspiração fornece as impressões e o ‘eu’ capta e estabelece os conceitos. Como está ligada ao sentir, é possível dizer ainda que ela amplia a consciência sobre ‘aquilo que se sente’.


Inspirado você é capaz de exprimir as ideias que você está percebendo diretamente. Em essência, você recebe as impressões exteriores dos sentidos e as elabora: é essa a sua atividade a desenvolver para transformar a sua percepção em inspiração e virar a chave.


De que forma você tem utilizado o poder da inspiração para liderar, decidir e tomar decisões importantes?


Dica prática atuar em uma situação complexa:


Passo um: use a imaginação! No primeiro momento, procure perceber o panorama inteiro, não pense nos detalhes, lembre de como observa um quadro ou uma paisagem.


Passo dois: use a Inspiração! Perceba o você está sentido, veja o que não está sendo colocado na mesa, lembre do quadro, observe as interconexões, veja em duas dimensões os aspectos não visíveis, culturais, políticos etc.


Passo três: leia o próximo artigo sobre intuição.


Se deseja ter apoio de coach profissional para se desenvolver e amadurecer neste tema, entre em contato: jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br Whats app (11) 96396.9951


Leia outros artigos relacionados:


Por que desenvolver a sua imaginação pode torná-lo um CEO mais competente?

https://www.jorgedornellesdeoliveira.com/post/por-que-desenvolver-a-sua-imagina%C3%A7%C3%A3o-pode-torn%C3%A1-lo-um-ceo-mais-competente


O que o CEO pode aprender com o político e com o trickster?

https://www.jorgedornellesdeoliveira.com/post/o-que-o-ceo-pode-aprender-com-o-pol%C3%ADtico-e-com-o-trickster


O tamanho real da cadeira do CEO

https://www.jorgedornellesdeoliveira.com/post/o-tamanho-real-da-cadeira-do-ceo


Perceber a estratégia real da organização

https://www.jorgedornellesdeoliveira.com/post/perceber-a-estrat%C3%A9gia-real-da-organiza%C3%A7%C3%A3o

Quando o essencial precisa ser visível aos olhos do CEO

https://www.jorgedornellesdeoliveira.com/post/quando-o-essencial-precisa-ser-vis%C3%ADvel-aos-olhos-do-ceo


Jorge Dornelles de Oliveira

Julho de 2021

#coach #coaching #executivecoach #coachexecutivo #executivo #ceo #mentalidade #carreira #lider #lideranca #negocios #empresa #organizacao #mindset #steiner #inspiracao #antroposofia #pensamento #pensamentoativo #dimensoes #competencias













29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo