Baby Steps: a chave para as grandes mudanças que você quer realizar

:: Reflexões sobre coaching ::


Existe um provérbio chinês que diz: “uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo”. Certamente você já ouviu esse ditado e isso não é uma novidade para você e para a grande maioria das pessoas. No entanto, o maior desafio está em aplicar esse princípio para conquistar os seus objetivos e realizar as desejadas mudanças.

Que ações você tem feito para realizar as mudanças que deseja? De que forma você tem reconhecido as pequenas conquistas que acontecem no curso do seu objetivo? Reflita.


Quando pensamos em empreender mudanças pessoais ou profissionais é comum vir à mente transformações grandiosas, feitos enormes, realizações imponentes que deixarão a todos surpresos se alcançadas. Aquela ideia trivial de que a vida se decidirá com a consumação de um grande ato heroico. Possivelmente esse tipo de pensamento ocorre na maioria de nós pelo fato de que estamos muito conectados com o arquétipo do herói; e por sua vez com a ideia romantizada de que depois da grande batalha o herói vive para o resto de sua vida feliz e desfrutando o sabor da vitória.


Essa ideia distorcida da realidade também se reflete nos processos de coaching. Quando o cliente almeja algum tipo de mudança de comportamento, de transição de carreira ou de visão de futuro é comum que ele se imagine dando um grande passo de onde ele está agora diretamente para o seu objetivo final. Dessa forma, ignorando toda a jornada que o levará até onde ele almeja chegar.


Contudo, sabemos que a vida não é assim. Ela é feita de pequenos avanços e de pequenas coisas que acontecem no dia a dia. Fato este que valida que toda a vez que você quer fazer uma mudança muito grande você precisa iniciar primeiro a partir das coisas que estão mais próximas de você. Do contrário, a tendência é que nada se concretize. Aqui cabe outra máxima para esclarecer: “se você quer mudar o mundo, comece mudando a si mesmo”. Parece um clichê, mas na verdade é algo primordial: mudar o comportamento começa com o que chamamos de baby steps (pequenos passos).


Que pequenos passos eu posso realizar para começar agora? O que o caminho tem a me ensinar? Questione-se nesse momento antes de prosseguir a leitura.


O maior tesouro contido neste processo é que ele é educativo. Por isso, o cliente precisa ser estimulado a experimentar mais e a se tornar capaz de conseguir nesse momento a dar os passos de acordo com as suas possibilidades. São os baby steps em ação.



Uma dica importante para dar o start neste aprendizado é, durante algum tempo, fazer o seguinte exercício: escrever diariamente 4 ou 5 ações que você teve e que você daria parabéns para si por tê-las realizado. Essa é uma forma muito simples de progredir no sentido dos seus objetivos maiores ao mesmo tempo em que desbloqueia medos e pouco a pouco supera os desafios. Desse modo ainda adquire durante a jornada o hábito de reconhecer as pequenas conquistas.


Quais ações que você tem realizado atualmente que você se parabenizaria por ter adotado? Pense aí e escreva no seu bloco de notas.


Outra colaboração que este aprendizado proporciona é acrescentar em exercícios práticos para incentivar as pessoas que são procrastinadoras e desmotivadas. Aquelas que costumam retardar o primeiro passo pois possuem uma mentalidade de projetar suas ações somente depois de obter outras conquistas. Por exemplo, prometem fazer determinada coisa depois que ganhar dinheiro, depois de concluir algum curso ou depois de se aposentar; e assim por diante. Na verdade estão alimentando um comportamento de autossabotagem.


Essa diretriz também auxilia a trazer a percepção mais realista em quem é movido por desafio e não é capaz de reconhecer e nem de ter prazer em celebrar os pequenos passos. Essa maneira característica de atuar é notada em quem é tem o desafio como combustível motivacional. Sem tempo de comemorar seus feitos, resta unicamente aguardar o próximo desafio chegar sem se quer perceber o valor das pequenas vitórias que empreende. Por isso, vale advertir que para você aceitar as suas vitórias você precisa enxergar valor em cada passo dado, como é isso para você? Pense em um atleta de alto nível que não comemora o título, porém, ao vencer já se prepara para um próximo torneio. Comemorar as conquistas é fundamental!


Os baby steps quando são seguidos geram em você motivação. De acordo com Abraham Maslow, psicólogo americano conhecido pela proposta da hierarquia das necessidades, a motivação é o combustível que move o homem para a realização dos objetivos e metas pessoais. Isto ocorre pois, antes que o homem possa sentir-se motivado a lutar pelas conquistas pessoais, há uma série de necessidades que precisam ser amplamente satisfeitas. O homem precisa satisfazer as necessidades mais básicas antes de buscar a realização pessoal. Isso reforça ainda mais que os pequenos passos são eficazes para superar desafios e desbloquear os medos que impendem as mudanças que desejamos fazer.


Apesar disso, para não depender apenas da motivação para realizar mudanças, antes de começar a transformar um comportamento, você precisa primeiro reconhecer o que precisa ser mudado e, então, definir pequenas metas para alcançar esse objetivo. O esquema de baby steps auxiliam a fazer mudanças sutis que levam a grandes resultados e nos fazem progredir em rumo aos nossos objetivos. Comece agora.


Como os comportamentos de medo ou de sabotagem tem atrapalhado a realização de uma mudança que você deseja fazer? Você já deixou de realizar algo por pensar que não é bom o bastante para encarrar um desafio que considerou ser maior do que poderia suportar? Você já esperou o surgimento de uma motivação inesperada para daí poder concretizar um desejo?



Se deseja ter apoio de coach profissional ou supervisão para se desenvolver e amadurecer neste tema, entre em contato: jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br Whats app (11) 96396.9951


Leia os artigos relacionados:


Crenças limitantes: como distinguir o que é imaginário do que é real?

https://www.jorgedornellesdeoliveira.com/post/cren%C3%A7as-limitantes-como-distinguir-o-que-%C3%A9-imagin%C3%A1rio-do-que-%C3%A9-real


O processo de aprendizado, o EIAVAC

https://www.jorgedornellesdeoliveira.com/post/2019/01/21/o-processo-de-aprendizado-o-eiavac


Jorge Dornelles de Oliveira

Julho de 2021


#coach #coaching #pequenospassos #babysteps #mudanca #transicao #transformacao #carreira #vida #comportamento #mindset #maslow #smallwins #celebreavitoria #negocios #business #mindset

36 visualizações0 comentário