top of page

O processo de aprendizado, o EIAVAC


Para estimular o insight, momento mágico do processo de coaching, como vimos anteriormente, o profissional precisa acompanhar o cliente, o tempo todo, sendo capaz de reconhecer os sinais de que ele está a caminho. Geralmente eles são muitos, mas nem sempre ouviremos o barulho de inúmeras fichas caindo. Às vezes a descoberta é simples, mas poderosa para o cliente no sentido de fazer com que ele mude o seu rumo e vá em direção às transformações desejadas.

Você lembra que eu propus que você pensasse no caso do menino do skate? A que conclusão você chegou? O que estava acontecendo antes do momento mágico, na hora e depois para o menino? Quando ele estava andando de skate ele estava sendo estimulado, aí ao andar movimentando as rodas ele teve um insight e ao contar para a mãe, se apropriou da descoberta. E a mãe deu um reforço positivo fazendo a foto e comemorando o momento da descoberta. Depois disso, ele pediu os patins da irmã e se comprometeu a aprender de fato. Não foi isso?

Agora vamos transpor para o processo de coaching. Em primeiro lugar, o coach usa toda a sua bagagem para Estimular o cliente, valendo-se de perguntas certeiras, observação e intuição. Ao ativar toda a sua presença, na sessão, o profissional deve perceber que o cliente está se aproximando do Insight, e que eles precisam vivenciar em conjunto esse momento que vem sendo construído ao longo do processo, para que as etapas seguintes possam acontecer.

A fase seguinte é a da Apropriação, é o momento em que o cliente reconhece o aprendizado do insight, enquanto uma consequência de uma conquista.

A Valorização do insight, que vem em seguida, é motivo de comemoração para os dois. É a hora de nominar o que foi vivenciado, declarando em alto e bom som o ocorrido, ajudando a aprofundar o entorno do insight, de forma a conseguir que o cliente compreenda e valorize verdadeiramente o que veio à tona. Enquanto para o cliente esse instante especial é a fonte de seu empoderamento, para o coach é a certeza de que o processo foi bem ancorado, daí porque deve ser devidamente celebrado por ambos.

Depois disso, a questão é partir para a Ação: planejar com o cliente como ele irá colocar as mudanças em prática, levando-o a um Comprometimento consigo mesmo.

Vamos relembrar de outra forma. O garoto do skate foi Estimulado pela vontade de aprender a andar de patins roller. Andando de skate se deu conta de que se pressionasse o calcanhar andaria mais rápido e que quando usava a ponta dos pés reduzia a velocidade dessa prancha sobre rodas.

Assim teve um Insigth de que poderia andar de patins roller. A mãe o ajudou a se Apropriar e a Valorizar o aprendizado. Ele então decidiu pedir emprestado os patins da irmã para tomar uma Ação, e se Comprometer com ele mesmo a iniciar um treino para dominar esse outro esporte sobre rodas.

EIAVAC, uma forma de representar as várias etapas do coaching e de assegurar o seu desdobramento.

E - Estímulo

I – Insight

A – Apropriação

V – Valorização

A - Ação

C- Comprometimento


75 visualizações0 comentário
bottom of page