top of page

Como encontrar o seu propósito individual?

: : Executive Coach ::


Descobrir o propósito parece ser uma espécie de caça ao tesouro nos tempos atuais. Existe uma enorme oferta e uma enorme demanda para atingir esse objetivo. Assim como também existe uma necessidade que foi criada para que todos identifiquem o real objetivo da sua jornada. Mas, por que você precisa identificá-lo? Isso serve para todos? Como encontrar o seu? Qual é o objetivo que está por trás disso?


Antes de mais nada, tenha em mente que o propósito é uma régua que serve para a sua tomada de decisões na vida ou na carreira. A partir da sua descoberta (que é o elemento a ser desvendado) você desenvolve a capacidade de ter a consciência para onde quer ir. Ou seja, desse ponto em diante você inicia a sua jornada de uma maneira mais lúcida e independente. É um momento divisor de águas para muitos indivíduos que ainda estão perdidos no caminho ou que estão estagnados ou desmotivados sem saber para onde direcionar o seu potencial. Você se identifica nesse momento?


Como coach o meu papel é estimular insigths que ajudem no despertar do indivíduo e facilitem esse mergulho pessoal até o ponto da autodescoberta do seu desígnio. Pois bem, existe então um meio de chegar com mais precisão até esta etapa. Vale ressaltar que o propósito é um elemento vivo, não teórico. Propósito não é uma frase para ficar escrita num quadro pendurado na parede da sala. Propósito de Vida é quando você faz alguma coisa ou age de uma forma que lhe traz muita realização ou é muito satisfatória para você. Por este motivo, somente se dará após a conscientização, traduzida por meio da ação!


Você já questionou qual é o seu propósito? O que você tem feito para encontrá-lo?


Há um exercício que permite criar uma passagem do nível da consciência para o nível da ação e serve para direcionar a sua virada de chave. Isso ocorre quando a ação é capaz de ser traduzida em verbo. De modo que o exercício em si consiste em fazer com que você recorde de eventos ou episódios na sua vida onde você esteve “inteiro” e obteve uma boa performance e ficou satisfeito com o que realizou.


Escreva três ou quatro histórias sobre quando você se sentiu muito realizado e satisfeito, em qualquer momento de sua vida. Olhe suas “peaks performances”. Pode ser, por exemplo, a lembrança de quando você assistiu ou proferiu uma aula; de quando trabalhou em algum projeto, de quando participou de uma reunião de negócios, de quando teve uma ideia criativa etc. Seja lá qual for o episódio, anote quais os verbos podem traduzir melhor esse momento vivido. Procure os verbos mais significativos que você usou e s com eles você pode formar uma frase, curta e poderosa, que descreva o seu Propósito de Vida. Mencione o que você sentiu, o que estava fazendo, quem estava lá e porque aquele momento foi tão importante para você.


Feito isso, a partir daí você passará a fazer contato com o seu objetivo real e então construirá o seu propósito pessoal baseando-se da forma mais fiel possível a tudo o que realmente tem profundo sentido com o que de fato você é e gosta de fazer. Esta é a etapa mais preciosa. É o momento de finalmente descobrir o que realmente te traz presença e entrega.


Anotar os verbos chaves tem a finalidade de trazê-lo para este campo da vontade e da concretização, mas também o auxilia a minimizar e a eliminar as possíveis frustrações futuras. Por exemplo, se o seu verbo mais importante é criar e você foi convidado para atuar numa posição de trabalho onde isso não terá chance de ocorrer com mais frequência, ficará mais claro para você dá próxima vez que este caminho deve ser evitado. Está claro?


Deste modo, alinhado com o seu ideal você terá consigo uma ferramenta capaz de ajudá-lo a explorar o seu potencial e a direcionar o seu próprio caminho. Diante desta reflexão, o que você tem feito para exercitar o seu propósito? O que você poderia fazer que faria diferença em sua vida e na vida de outras pessoas?


Se deseja ter apoio de coach profissional para se desenvolver e amadurecer neste tema, entre em contato: jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br Whats app (11) 96396.9951


Jorge Dornelles de Oliveira

Junho de 2021


108 visualizações0 comentário
bottom of page