top of page

Programa A Saga do Homem em Busca do Masculino Profundo

Link para as inscrições: https://bit.ly/2RgZNNg


O curso é voltado para o público masculino com o objetivo de ampliar o entendimento dos homens sobre os arquétipos e os comportamentos comuns à figura masculina que foram consolidadas através da história e o caracterizaram principalmente nos papéis do herói ou do patriarca.


A arqueologia através da estória do masculino, mostra que o homem “evoluiu” para responder as demandas sociais do arquétipo do Caçador Xamã-Malandro, trindade da alma do homem, estado puro do masculino (masculino profundo) para os papéis do Guerreiro e o do Patriarca, se tornando menos flexível, intolerante, com apego ao poder, entre outros aspectos. Negligenciando o seu o lado intuitivo, emocional, acolhedor, corajoso e pacífico que também fazem parte do seu íntimo.


A abordagem proposta nesse programa busca oferecer um entendimento psicológico maior para que os homens tratem de suas próprias feridas tornando-se mais integrados, flexíveis e revitalizados por meio do autoconhecimento e baseado em suas próprias experiências como filho, como pai, como marido, como avô, como profissional, como amigo, entre outros; até se reconhecerem conscientes o suficiente e ingressarem no que é chamado de Encontro com os Novos Homens.


O programa é dividido em cinco módulos, sendo um encontro a cada mês, e entre cada módulo haverá sessões de coaching realizada em pequenos grupos. Os temas de cada um dos módulos são: O centro da Alma do Homem, Encontro com o Feminino, Encontro com a Sombra, Encontro como a Alma do Homem e o Encontro com os Novos Homens.


A metodologia elaborada pelos idealizadores prevê estudos, práticas, rodas de conversa e exercícios de reflexão. Alguns “contos de homens”, fundamentados na literatura mundial também fazem parte do aprendizado. Eles servem como uma forma de reflexão para acelerar o entendimento sobre os papéis desses arquétipos. Fábulas árabes, indianas, norte-americanas e europeias, como as dos irmãos Grimm estão presentes nesse contexto.

Módulo 1 – O centro da Alma do Homem

15 de Julho

A compreensão sobre como o homem atua no mundo e como ele exerce e se relaciona com o seu papel a partir dos seus arquétipos mais comuns na sociedade: herói, patriarca e xamã-malandro (a representação do homem mais flexível).

*coaching em grupo entre os módulos

Módulo 2 – Encontro com o Feminino

5 de Agosto

A presença e a influência do arquétipo feminino na vivência do homem na expressão e experiência das suas emoções. Uma observação intensa sobre a vulnerabilidade e as formas de expressão da emoção masculina.

*coaching em grupo entre os módulos

Módulo 3 – Encontro com a Sombra

26 de Agosto

O conceito da sombra como o lugar das múltiplas possibilidades e das nossas reservas de potencial inexploradas. Os tesouros guardados em nossa sombra.

*coaching em grupo entre os módulos

Módulo 4 – Encontro como a Alma do Homem

16 de Setembro

Trilhando em direção ao masculino profundo como local de sabedoria e maturidade que podemos alcançar. Conhecendo os arquétipos do masculino e o encontro com a alma do homem.

*coaching em grupo entre os módulos

Módulo 5 – Encontro com os Novos Homens

07 de Outubro

Descobertas, aprendizados, experimentações com o novo masculino. Avaliação da experiência, estágio de realização das metas de mudança. Os aprendizados com o processo.


*coaching em grupo entre os módulos

O Programa A Saga do Homem em busca do Masculino Profundo é um trabalho de desenvolvimento pessoal elaborado por Jorge Dornelles de Oliveira, Executive e Team Coach; Business Coach, Trainer & Supervisor Coach; e Ronaldo Perlatto, médico antroposófico e aconselhador biográfico.

www.jorgedornellesdeoliveira.com/blog


26 visualizações1 comentário
bottom of page