top of page

Como o Xamã-Malandro ajudou Hércules em seus 12 trabalhos


Filho bastardo de Zeus, Hércules fora incumbido de trazer as maçãs de ouro – um dos seus 12 trabalhos – mas soube que apenas Atlas poderia colhê-las. Hércules se propõe então a segurar o céu enquanto Atlas colhia as maçãs que esperava entregar pessoalmente a Eristeu -- rei de Tirinto e de Micenas, encarregado pelo Oráculo de Delfos a exigir de Hércules os trabalhos como expiação pelo assassinato de seus filhos. Porém, Hércules engana Atlas. Pede para ele voltar a segurar o céu enquanto ele guarda as maçãs e foge em seguida para cumprir sua entrega.

Talvez você esteja pensando que mesmo sendo um semideus, com atributos humanos e divinos, Hércules também se utilizava de trapaças, e apesar de seus atos de bravura e inteligência, enganou Atlas.

Esse não é um comportamento que seria esperado dentro de um mundo heróico-patriarcal. Mas quando Atlas pede para Hércules segurar o mundo, o que poderia privar a sua liberdade, Hércules usa a sua inteligência para encontrar um meio de cumprir um dos seus 12 trabalhos. Com essa atitude, ele atende ao chamado do Xamã-Malandro, e se curva à sua própria vulnerabilidade.

Mais antigo dos arquétipos, o Xamã-Malandro é o que deu origem a todos os outros mitos, sendo o único a conseguir a façanha de integrar os seus opostos, reconhecer sua força, mas também admitir sua fragilidade.

O Xamã-Malandro representa a oportunidade dos homens resgatarem a Anima e a Sombra, em busca do masculino profundo, o que não significa que eles estejam sendo antiéticos.

Ao longo da sua vida, quantas vezes o Xamã-Malandro de tirou de situações delicadas?

E quantas outras te ajudou a resgatar a sua liberdade?


79 visualizações0 comentário
bottom of page