top of page

De que forma a sua atitude como coach interfere no complexo ecossistema de coaching?

Atualizado: 4 de jun.

A grande maioria dos coaches executivos profissionais se percebem como indivíduos solitários atuando de forma independente e a seu modo procurando prestar o melhor serviço aos seus clientes. Certamente que o coaching não é uma ilha de conhecimento e com relativa facilidade colegas ou grupos de profissionais podem trocar experiências, se atualizar ou mesmo trabalhar em parcerias. Mas o que a maioria dos profissionais não notam é que mesmo que sejamos autônomos no exercício da profissão fazemos parte de um ecossistema imenso, potente e que movimenta alguns bilhões de dólares por ano no mundo todo com ampla influência sobretudo no desenvolvimento do setor organizacional.

 

Compreender o tamanho da sua responsabilidade é um passo importante para constatar o impacto que você pode causar, seja no sentido positivo ou negativo, não apenas para o seu cliente, mas para todo o setor. Quando pensamos no ecossistema de coaching é claro que em primeiro lugar pensamos nos coaches executivos profissionais. Mas o ecossistema de coaching é um ambiente complexo e multifacetado que envolve várias partes interessadas, métodos, ferramentas e conceitos que trabalham em conjunto para facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. Isso envolve coaches executivos, clientes, organizações, escolas e associações de coaching; programas de especialização, métodos e abordagens de coaching, ferramentas e tecnologias de coaching; literatura, pesquisa acadêmica, contexto ético e legal (autorregulamentação) como fazem a International Coach Federation (ICF) e European Mentoring and Coaching Council (EMCC). Assim como o mercado de coaching (demanda e oferta, concorrência) e muitos outros instrumentos que apoiam o trabalho dos profissionais.

 

O quanto você está consciente da sua responsabilidade como coach executivo? Qual tem sido a sua parcela de contribuição para o funcionamento desse ecossistema? Quanto você tem atuado para tornar mais claro as contribuições do coaching executivo? Quanto você assume sua responsabilidade no fortalecimento dessa atuação? Quanto você atua na educação do mercado para esse tema?

 

De acordo com uma extensa pesquisa elaborada pela empresa Coach Ranks, o setor movimentou somente em 2023 cerca de 5,34 bilhões de dólares. O mesmo estudo revela, a partir de dados fornecidos pela International Coach Federation (ICF) que o segmento aumentou em 54% em relação à estimativa de 2019 o número de profissionais na área. A conclusão desse relatório aponta ainda que o segmento de coaching se tornou uma indústria forte e preparada para um crescimento contínuo nos próximos anos. Se pensarmos principalmente nos Estados Unidos que é de onde temos mais dados mas ainda que possamos imaginar que no Brasil tenhamos uns 10% 15% disso os valores ainda são muito robustos. O crescimento e valorização do coaching se devem, em parte, à crescente demanda por desenvolvimento profissional e pessoal; à busca por melhorar habilidades de liderança e à necessidade de inovação contínua nas organizações e a profissionalização do coaching executivo.

 

Faça uma pesquisa rápida entre os executivos de sua rede e veja quantos já passaram por um processo estruturado de coaching executivo. Você notará que quase a totalidade dos executivos já experimentou e a grande maioria com relatos positivos a fazer.  Contudo, esse é um dos aspectos que algumas vezes dificulta uma maior divulgação dos impactos do coaching, pois pela ética do processo, só quem passa por ele pode falar e divulgar. Assim, maioria dos clientes ainda prefere manter um certo sigilo, pois embora já tenha evoluído muito a ideia, passar por um processo ainda pode sinalizar (para alguns) que precisar de ajuda para o desenvolvimento está associado a falta de maturidade, fragilidade etc. O velho paradoxo, seja vulnerável apenas nos bastidores.

 

De que maneira você colabora para coexistir e manter esse ecossistema se movimentando perfeitamente?

Todavia, quero dizer com tudo isso que ainda que é indispensável refletirmos o nível de responsabilidade individual dos coaches executivos. Já pensou sobre em qual é o seu papel nesse ecossistema e que ele começa em você? Observe que toda vez que você está atuando você está impactando não só o seu cliente mas todo esse sistema. Por isso, toda vez que você fala ‘sim’ ou ‘não’ a um cliente; toda vez que você atende bem ou não, toda a vez que você precifica adequadamente ou não você também está impactando todo esse sistema. Assim acontece quando você não deixa claro ao seu cliente se você está fazendo coaching, consultoria ou mentoring; ou se você faz alguma declaração que possa colocar em dúvida os valores a ética e a importância do coaching. Cada ação, mesmo de modo individual, impacta e causa uma consequência no setor. Qualquer difamação, má conduta, banalização e falta de profissionalismo coloca em risco a imagem de uma estrutura que é interdependente e da qual você faz parte. O ecossistema de coaching é isso. Ele é dinâmico e em constante evolução, refletindo mudanças nas necessidades dos clientes, avanços em metodologias e tecnologias, e o desenvolvimento contínuo das competências dos coaches.

 

O fio condutor que une todos no que diz respeito à lealdade e motivação é a análise que fazemos de si. É necessário que você tenha (ou adquira) consciência profunda do quanto essa interação é capaz de moldar o futuro dessa profissão. Atuar com ética e respeito em coaching é crucial para criar um ambiente de confiança, respeito e eficácia, garantindo que o processo de coaching seja benéfico para os clientes e contribua para o crescimento e a credibilidade da profissão como um todo. Essa ação envolve praticamente todas as suas ações individuais, toda a sua compreensão e incide diretamente nesse imenso sistema que acabo de relatar. A existência de um ecossistema estruturado garante que os coaches tenham acesso a formação adequada, ferramentas eficazes e suporte contínuo, resultando em serviços de alta qualidade para os clientes e melhores condições para um setor tão expressivo.

 

De que maneira você colabora para coexistir e manter esse ecossistema se movimentando perfeitamente? O que você está fazendo para fazer a diferença?

 

Se você deseja saber mais sobre o assunto leia no meu blog outros artigos sobre o tema. Se deseja ter apoio de coach executivo para se desenvolver e amadurecer neste tema, entre em contato comigo:

 

Jorge Dornelles de Oliveira

Junho de 2024

 

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page