top of page
Foto do escritorjorgedoliveira

Como a Expressão Emocional e a Escuta Empática podem ajudar no desenvolvimento de executivos?

Você é capaz de se comunicar de forma autêntica e sincera com as pessoas da sua organização? Quanto o medo o impede de se expressar de maneira autêntica nas suas relações de trabalho? Você é capaz de perceber o que o outro está comunicando para você?

 

A comunicação é uma parte essencial de todas as interações de uma organização, mas embora seja algo tão comum, tem sido uma das principais barreiras para membros, times e líderes em diversos contextos. Isso porque problemas de comunicação podem distorcer ou impedir o fluxo de informações, levando a mal-entendidos e consequências negativas que podem definitivamente arruinar uma carreira próspera. Conhecer essas barreiras e aprender como superá-las é um grande passo no desenvolvimento, especialmente de executivos c-levels, que precisam liderar e definir estratégias da organização e, dessa forma, transitam muitas vezes em situações delicadas.

 

Carl Rogers, psicólogo americano e um dos principais teóricos da abordagem humanista na psicologia, enfatiza a importância da expressão emocional autêntica e da escuta empática nas relações interpessoais. Para ele o ambiente de aceitação incondicional, genuinidade e empatia é essencial para promover o crescimento e a mudança positiva nas pessoas. Rogers defende que é fundamental que as pessoas se sintam livres para expressar de forma honesta e autêntica seus sentimentos, pensamentos e experiências emocionais. A expressão emocional genuína permite que as pessoas se conectem consigo mesmas, reconheçam suas necessidades e busquem soluções para os desafios emocionais que enfrentam.



Já sobre a escuta empática, Rogers destaca a importância de ouvir verdadeiramente o outro, de forma plena e com consciência dos seus julgamentos, buscando compreender profundamente suas emoções, perspectivas e experiências. A escuta empática envolve perceber-se no lugar do outro, demonstrando empatia, respeito e compreensão pelos sentimentos e vivências do interlocutor.

 

A combinação da expressão emocional autêntica com a escuta empática cria um ambiente de confiança, abertura e aceitação mútua, favorecendo o desenvolvimento pessoal, a resolução de conflitos e o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. Essa prática estabelecida é capaz de fortalecer as relações, promover a saúde mental, o autoconhecimento e o bem-estar emocional das pessoas. Por isso, barreiras de expressão e de escuta são tão importantes e precisam ser trabalhadas constantemente no dia a dia das organizações.

 

Você já omitiu expressar o que realmente sentia para não contrariar alguém na empresa? Qual foi a circunstância? Quais foram as consequências?

 

Um dos meus desafios como Coach Executivo é desafiar e fomentar que indivíduos possam ser cada vez mais autênticos em suas posições de trabalho e expressem com verdade o seu modo de pensar. Isso não significa falar a qualquer custo, mas sim desenvolver um nível mais elevado de maturidade do que e de como falar. A expressão emocional autêntica é parte essencial do crescimento pessoal e da saúde mental, mas esse tema é bastante delicado no Brasil. De acordo com a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil (Isma-BR), 30% dos profissionais brasileiros sofrem de burnout. A pesquisa da Isma-BR também indica que 1 em cada 3 trabalhadores brasileiros já teve ou tem a síndrome. Esses números têm enorme relação com culturas organizacionais tóxicas, conflitos no trabalho e falta de empatia e nossa tradicional dificuldade em reconhecer e lidar com conflitos.

 

Carl Rogers destacava a importância da congruência entre o que o indivíduo sente internamente e o que ele expressa externamente. Ou seja, em minha visão quando seu Eu consegue alinhar as três instancias da alma: o Pensar, o Sentir e o Querer, e consequentemente conecta com a experiência verdadeira e imediata. Ele acreditava que quando uma pessoa é genuína e autêntica em sua expressão emocional, está mais alinhada consigo mesma e com seus valores, o que promove um maior senso de integridade e autoconhecimento. Eu chamo isso de maturidade, para facilitar o entendimento. Além disso, a expressão emocional verdadeira permite que as pessoas liberem tensões acumuladas, emoções reprimidas e conflitos internos. Ao dar voz aos seus sentimentos e experiências, você pode enfrentar e processar seus desafios emocionais, o que contribui para um maior equilíbrio emocional e bem-estar psicológico.

 

Como expressar seus sentimentos com honestidade pode ajudá-lo a perceber as suas necessidades?

Ao encorajar a expressão emocional autêntica você promove a autoaceitação e a autodescoberta. Rogers dizia que ao expressar honestamente seus sentimentos, as pessoas poderiam se conhecer melhor, compreender suas necessidades e fortalecer a conexão consigo mesmas.A expressão emocional genuína é, dessa forma, essencial para estabelecer relacionamentos autênticos e significativos com os outros. Ele defendia que a vulnerabilidade emocional e a abertura sincera eram fortalezas para construir laços de confiança, compreensão mútua e empatia nas relações interpessoais.Outro ponto importante que merece muita atenção especial por parte de líderes e organizações diz respeito a chamada escuta empática. Escuta empática é uma prática que envolve compreender emocionalmente o que a outra pessoa está falando, além de apenas ouvir. A escuta empática é um conceito central na abordagem de Carl Rogers. De acordo com o seu estudo, para que uma pessoa se sinta verdadeiramente compreendida, é necessário que o ouvinte não apenas escute as palavras, mas também tente entender o sentimento subjacente e o significado que a outra pessoa está comunicando.

 

A escuta empática envolve uma atitude de presença genuína, onde o indivíduo tenta ver o mundo através dos olhos da outra pessoa, consciente de sues vieses e julgamentos ou interpretações precipitadas. Isso permite que a pessoa se sinta validada em suas emoções e pensamentos, criando um ambiente de confiança e segurança. Por isso, a escuta empática é considerada uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada ao longo do tempo. Por meio da escuta empática é possível atingir crescimento pessoal, autorrealização e a resolução de conflitos internos.

 

Alinhado com esses aprendizados, o processo de coaching executivo pode auxiliar no desenvolvimento de líderes em relação à expressão emocional e à escuta empática ao proporcionar um espaço seguro para explorar e compreender suas próprias emoções, bem como as dos outros. Por meio de sessões personalizadas, o coach pode ajudar o líder a identificar padrões de comportamento, crenças limitantes e aprimorar suas habilidades de comunicação emocional. Além disso, o processo de coaching pode oferecer ferramentas práticas para aprimorar a escuta empática, permitindo que o líder se conecte de forma mais genuína com sua equipe, promovendo relacionamentos mais saudáveis e produtivos no ambiente de trabalho.

 

Você já deu algum feedback sem ouvir a outra parte com atenção plena ou já vivenciou a situação oposta? Como se sentiu nessa ocasião? Como você acredita que pode melhorar ao desenvolver essa habilidade?

 

Se deseja ter apoio de Coach profissional ou supervisão para se desenvolver e amadurecer neste tema, entre em contato: jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br Whats app (11) 97675.3380

 

Jorge Dornelles de Oliveira

Dezembro de 2024

 

 

 

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page