top of page

Herói ou patriarca?


Imagem cedida pela Unsplash

Esses parecem ser os únicos papéis possíveis para nós homens na luta pela sobrevivência e exercício do poder. Esses, na verdade, são os principais arquétipos ou mitos aceitos pela nossa sociedade e que garantem a sobrevivência e a supremacia masculina. Então para o homem parecem existir somente duas possibilidades de atuação cristalizadas nos arquétipos acima referidos.

Ou você encarna a figura do herói e mata um ou dois leões por dia e com isso garante a sua subsistência, o seu sucesso e o seu papel masculino ou então você encarna a figura do patriarca e fica responsável por garantir que todas as regras sejam cumpridas, que os heróis trabalhem direitinho e que o status quo seja mantido.

Mas e quando nenhum desses dois papéis atende mais as suas necessidades, o que fazer? Como é desempenhar um papel masculino em uma sociedade V U C A (em inglês, volatility, uncertainty, complexity, ambiguity) ou volátil, incerta, complexa e ambígua.

Haverá uma forma de redefinir nosso papel como homens?

É possível acessar outros arquétipos mais adequados ao momento atual?

E encontrar caminhos através de um contato mais profundo com a essência do masculino?

Se você vive um pouco essas angústias e perguntas, está convidado para nossa jornada de exploração do masculino profundo como caminho de libertação da alma masculina.


64 visualizações0 comentário
bottom of page