top of page

Geração de sísifos – Acordai!!!


Bem-vindos. Se você não lembra ou não conhece o mito, eu vou te contar:depois de enganar os deuses e escapar da morte, Sísifo foi considerado um grande rebelde e recebeu o castigo de, por toda a eternidade, rolar uma grande pedra com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível, invalidando completamente o duro esforço despendido. Revisitado por Albert Camus, o mito foi associado a toda tarefa que envolva esforços longos que precisam ser refeitos continuamente.

Curioso em saber por que você faz parte dessa geração? Então, me acompanhe.

Claro que você cresceu com o sonho de se aposentar e viver tranquilamente. Sinto informar, porém, que você vai ter que desistir disso. Não é mais só uma questão de uma nova previdência, nem do cenário brasileiro da atualidade. Com o aumento da população idosa,no mundo, a pirâmide se inverteu,fazendo com que exista um maior número de pessoas mais maduras em relação aos jovens, inclusive, no Brasil.

Apesar das promissoras previsões de que, no futuro, faremos somente o trabalho que desejarmos, enquanto as máquinas ficarão com as tarefas mais ingratas, a realidade é que ainda teremos um longo período de transição.Estudiosos de Harvard, que começaram a tratar a velhice como doença – o que pressupõe que ela tem cura --, indicam que vamos viver até os 120 anos de maneira funcional, desempenhando nossas funções atuais.

Na prática, isso significa que a gente talvez não tenha substitutos para as funções que ainda hoje são necessárias ao nosso “funcionamento” no planeta.

E vocês millennials e pós millennials,que já nasceram na era da internet, estão ligados que também fazem parte da geração de sísifos? Isso quer dizer que vocês também terão que inventar modos de sobrevivência funcional mesmo que não tenham sequer vontade de pensar nisso.

Então caros sísifos, aquele velho sonho de usufruir de uma aposentadoria, escrevendo ou dedicando o tempo a fazer coisas

prazerosas–depois de passar o bastão para os seus herdeiros--, não vai acontecer. Acorde!!!Você terá que continuar a cuidar de um mundo que não pode prescindir da sua participação, não apenas porque a sua função é importante, mas porque os mais jovens contam com você financeiramente ou esperam que você se vire sozinho.

Então, se você pensava em parar de trabalhar um dia, é melhor ir considerando de que maneira fortalecer seus músculos para rolar infinitamente sua pedra montanha acima. Do contrário, você terá que procurar uma forma de quebrar o mito e libertar o Sísifo ou esperar que os deuses o façam.


170 visualizações0 comentário
bottom of page