O que é a alma? Quando você pensa em alma que imagem te vem à cabeça? Como você percebe a atuação da sua alma no dia a dia?
Como símbolo arquetípico, a alma é percebida em muitos meios de expressão, no teatro, na música, poesia, nas mais variadas correntes esotéricas e religiões e também é explorada infinitamente não apenas na literatura, mas também na psicologia -- enquanto a ciência busca, sem sucesso, comprovar a sua existência.
Sob a ótica do esotérico, a alma é uma parte do espírito ou da consciência. Mas é ela que se entrega às emoções, que vive as experiências, que sente verdadeiramente a vida, e que é impactada pelos mais diferentes arquétipos, nas mais diversas situações, dando vida aos mitos.
Como uma espécie de peão da consciência, elo de ligação com esse universo mais sutil, é a alma que faz a ponte entre o divino e o humano, e ao mesmo tempo funciona como um chip acionando o código de acesso que leva aos conteúdos que precisamos tornar conscientes, em nosso cotidiano, para continuar evoluindo.
Minha práxis ao longo da vida, mas principalmente nos últimos anos com a maturidade e vivência profissional com o ser humano, me leva de forma intuitiva a reconhecer o imenso valor dessa figura/símbolo/imagem/personagem/arquétipo no realizar do humano, no mundo. Na minha perspectiva, é na alma ou através dela que o ser humano define o mundo que será criado ao seu redor, e consequentemente que tipo de cultura vai florescer ou fenecer.
A proposta desse blog é de reflexão em torno dessa entidade que diariamente nos provoca e nos indica o que é necessário vivenciar para que a gente consiga cumprir verdadeiramente essa saga de ser humano. E que trabalha incansavelmente para promover os downloads e dar vida aos arquétipos que irão atuar sobre a nossa trajetória.
Baseado, portanto, na minha própria experiência, o convite é para que consideremos seus aspectos ancestrais, mas também aqueles que atuam em nosso cotidiano e que nos levam, em geral, à escolhas inconscientes que acabam por afetar e definir quem somos culturalmente, dificultando a mudança dessa narrativa.
Gostaria então de convidá-los a ampliar o nível de consciência dessa discussão, explorando essa saga, em três episódios:
Episódio 1 : O Campo mítico e os personagens da vida real ( o nosso Game of Thrones) a ser publicado no dia 30.05
Episódio 2 : As escolhas da alma e a cristalização dos mitos
Episódio 3 : Os novos mitos e a rebelião da alma
Vamos juntos nessa jornada?