Como o Xamã-Malandro ajudou Hércules em seus 12 trabalhos

Filho bastardo de Zeus, Hércules fora incumbido de trazer as maçãs de ouro – um dos seus 12 trabalhos – mas soube que apenas Atlas poderia colhê-las. Hércules se propõe então a segurar o céu enquanto Atlas colhia as maçãs que esperava entregar pessoalmente a Eristeu -- rei de Tirinto e de Micenas, encarregado pelo Oráculo de Delfos a exigir de Hércules os trabalhos como expiação pelo assassinato de seus filhos. Porém, Hércules engana Atlas. Pede para ele voltar a segurar o céu enquanto ele guarda as maçãs e foge em seguida para cumprir sua entrega.

 

Talvez você esteja pensando que mesmo sendo um semideus, com atributos humanos e divinos,  Hércules também se utilizava de trapaças, e apesar de seus atos de bravura e inteligência,  enganou Atlas.

 

Esse não é um comportamento que seria esperado dentro de um mundo heróico-patriarcal.  Mas quando Atlas pede para Hércules segurar o mundo, o que poderia privar a sua liberdade, Hércules usa a sua inteligência para encontrar um meio de cumprir um dos seus 12 trabalhos. Com essa atitude, ele atende ao chamado do Xamã-Malandro, e se curva à sua própria vulnerabilidade.

 

Mais antigo dos arquétipos, o Xamã-Malandro é o que deu origem a todos os outros mitos, sendo o único a conseguir a façanha de integrar os seus opostos, reconhecer sua força, mas também admitir sua fragilidade.  

 

O Xamã-Malandro representa a oportunidade dos homens resgatarem a Anima e a Sombra, em busca do masculino profundo, o que não significa que eles estejam sendo antiéticos.

 

Ao longo da sua vida, quantas vezes o Xamã-Malandro de tirou de situações delicadas?

 

E quantas outras te ajudou a resgatar a sua liberdade?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

"A Banalização do Coaching"

05.04.2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload

Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

Tel: 011-9639 69951

jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com