O retorno à Ágora

Ao assistir, recentemente a Ricardo III, de Shakeaspeare, em inglês, tive um insight do porquê coaching e outras abordagens de desenvolvimento, estão respondendo tão fortemente aos anseio dos indivíduos. Fique comigo até o final desse artigo e você poderá tirar suas conclusões.  

 

Durante a peça, experimentei a sensação de que mesmo quando eles faziam cenas entre eles, era comigo que eles falavam diretamente – embora fossem cerca de 400 os espectadores!

 

Nessa forma de representação que nasce na Grécia antiga, ainda nos primórdios do teatro, as tramas eram encenadas em espaço aberto, onde os atores interagiam diretamente com a platéia.  Na realidade, naquele tempo, o teatro espelhava o funcionamento da Ágora, praça onde eram tomadas as decisões políticas importantes para a sociedade da época.

 

Ao longo da história, o que se viu, entretanto, é que tanto o teatro como a política começaram a operar através da representação indireta, nos levando para a “platéia”, e nos transferindo para o lugar de observadores e não mais de protagonistas. Surgiu então o chamado “teatro de quatro paredes”.

 

Hoje, esse anseio que temos por participar de tudo, essa vontade de estar à frente dos acontecimentos, é um desejo de retornar à Ágora, o que foi viabilizado pelo avanço da tecnologia. Hoje é possível participar de uma votação mundial, influenciar o Congresso e outros fóruns, ou mesmo se apresentar para milhares de pessoas através da internet, nova praça pública, agora virtual, que tanto tem mobilizado cada um de nós.

 

Foi a compreensão desse fenômeno social que me permitiu entender porquê coaching, e outras abordagens de desenvolvimento one-to-one, estão tão em alta no mundo de hoje. Ao nos oferecer a possibilidade de sermos percebidos como indivíduos e atuarmos como protagonistas, esse tipo de intervenção organizacional tem maior apelo, uma vez que não deixa que sejamos apenas mais um, conforme acontece nos treinamentos padronizados voltados para os grupos.

 

Então, ao assistir Ricardo III e vivenciar esse momento mágico dos atores falando comigo, caiu essa ficha de que o coaching está diretamente relacionado com esse fenômeno social da atualidade que nos faz retornar à Ágora. E que estamos fascinados com ele !!!  O que você pensa sobre isso?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

"A Banalização do Coaching"

05.04.2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload

Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

Tel: 011-9639 69951

jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com