top of page

Como criar um mapa de tesouro pode ser a chave para você alcançar seus desejos de Ano Novo

O Ano Novo geralmente traz consigo uma sensação de renovação e recomeço, estimulando a reflexão sobre metas e desejos para o futuro. Essa energia cíclica pode influenciar positivamente nossa mente, impulsionando-nos a buscar mudanças e a traçar planos para alcançar nossos objetivos. De acordo com a psicologia, Abraham Maslow afirmou que a motivação humana é impulsionada pela busca de autorrealização, o que pode ser intensificado no início de um novo ciclo, quando estamos mais propensos a nos comprometer com melhorias e crescimento pessoal.

 

Por isso, todo início de ano é sempre um momento de grandes expectativas, como se de uma forma mágica pudéssemos dar um grande salto e começarmos a fazer as amplas mudanças na nossa vida a partir do primeiro dia do ano. É muito interessante como os rituais e símbolos tem um poder muito forte sobre a nossa psiquê nesse período. Se pensarmos objetivamente, a natureza percebe ciclos, mas não mudanças de ano especificamente. O seu pet por exemplo não faz a menor ideia de que nós estamos em 2025, portanto, esse é um fenômeno que diz respeito aos nossos desejos e quereres humanos mais profundos. Eles misturam pensamento mágico [crença irracional na influência de poderes sobrenaturais ou eventos impossíveis sobre a realidade] com desejos e crenças de que algo externo, algo maior como uma divindade, por exemplo, possa apoiar ou dificultar os nossos caminhos.

 

O ponto de vista mais racional, mais marxista, mais freudiano, confronta com a perspectiva holística, mais integrativa, de que evoluímos como parte do universo e de que tudo está conectado e só precisamos encontrar os canais certos para a energia boa fluir. Assim, todos nós navegamos entre essa dicotomia de que a vida depende somente de nós ou depende do universo, um Deus que nos protege e guia. Isso consequentemente nos coloca em momentos de maior ou menor felicidade e força. É muito difícil você realmente se conscientizar que está sozinho e que o que é e o que acontece com você é consequência somente daquilo que você faz. Ou seja, desistir de acreditar na sorte ou até mesmo que existe um potencial mental próprio que pode influenciar e criar realidades.

 

Assim, dependendo das nossas experiências no ano anterior, podemos nos situar em um ou outro desses polos e essa perspectiva influenciará a nossa forma de nos posicionarmos dentro desse universo todo de expectativas e de pressão para que algo seja diferente nesse novo ciclo. Contudo, independente disso, é importante que nos conectemos com aquilo que nós acreditamos, que são os nossos desejos, e que entendemos que podem impactar ao menos o nosso futuro imediato no sentido de nos trazer mais felicidade, prosperidade e alegria. É importante lembrar que as mudanças desejadas exigem esforço contínuo e não apenas uma resolução momentânea. A psicologia destaca a importância da consistência e da automotivação para alcançarmos nossas metas ao longo do tempo. Dessa forma, a energia do Ano Novo pode ser um impulso inicial poderoso em nossos pensamentos e ações, mas é a perseverança e a determinação que realmente moldarão nosso progresso e sucesso em longo prazo.

 

Portanto, o meu convite é que você se conecte com isso e pense nas possíveis mudanças ou realizações que gostaria de fazer esse ano, e se você é alguém do tipo mais racional, que acredita que isso só vai acontecer se você tomar posse dos acontecimentos e agir [escreva algumas ações concretas, coloque datas e passe a acompanhá-las]; mas se você é alguém que acredita que o universo providência os meios para que você realize a sua missão, você pode simplesmente concentrar-se na sua grande missão e deixa-la o mais clara possível [pensar e escrever alguns bullet points que poderiam ser importantes para que isso se desdobre]. Nas duas circunstâncias é importante que você crie uma espécie de ‘mapa do tesouro’ em uma folha de papel ou no laptop. Deixe claro quais as metas, inclua datas, e se necessário faça algo mais artístico e ilustrativo com as imagens do que seriam os seus objetivos para que transmitam a energia do que você espera alcançar.


O "mapa do tesouro" é uma metáfora frequentemente usada para descrever o processo de visualização e definição de metas e objetivos pessoais. Assim como um pirata traça um mapa detalhado para encontrar seu tesouro, criar um "mapa do tesouro" mental envolve a identificação clara e específica de nossos desejos e aspirações, bem como as etapas necessárias para alcançá-los. Essa prática pode ajudar a manter o foco, a motivação e a clareza em relação ao que queremos conquistar, servindo como um guia para orientar nossas ações e decisões em direção aos nossos objetivos. Ao visualizarmos nosso "tesouro" mental e trabalharmos de forma consistente na sua concretização, podemos potencializar nossa capacidade de realização e sucesso.

 

Durante o ano você pode acompanhar mensalmente, principalmente se você for do tipo um, ou simplesmente guardar em um envelope os detalhes do seu plano se você for do tipo dois, para verificar no final do ano como o universo atuou a seu favor.  Mas independente do início de um novo ano ser apenas um marco simbólico, você pode ter certeza ele tem um impacto muito grande na nossa psiquê a milhares e milhares de anos. Não desperdice essa energia, aproveite-a da sua forma e crie e o seu ‘mapa do tesouro’ como um exercício. Tenho certeza de que até o final de 2025 você terá gratas surpresas com esse processo. Criar métodos de avaliar os avanços, se reorganizar e manter o compromisso com as ações são esforços fundamentais para quem quer estabelecer uma conexão com os seus projetos no futuro. Naturalmente você criará disciplina e terá mais consciência do movimento que está fazendo para conseguir o seu objetivo e transformará o desejo em progresso.


De que forma você costuma criar e acompanhar o seu plano para os objetivos que deseja alcançar no Ano Novo? Quais tópicos da sua lista de promessas para 2025 podem se tornar projetos concretizados?

 

Se deseja ter apoio de Coach profissional ou supervisão para se desenvolver e amadurecer neste tema, entre em contato: jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br Whats app (11) 97675.3380 

 

Jorge Dornelles de Oliveira

Janeiro de 2025

 
 
 

Commentaires


bottom of page