De que maneira catalisar mudanças positivas pode ser fundamental para contribuir na transformação de uma equipe? Que atitudes e comportamentos colaboram para melhorar e acelerar o processo de funcionamento dos times? Quão importante é para você a construção de novos hábitos?
"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças", Charles Darwin. A frase clássica do biólogo e naturalista britânico faz parte do seu estudo sobre a evolução das espécies (e sua conduta). Eu peço licença à Darwin e tomo a frase emprestada para elucidar sobre como as coisas acontecem no contexto dos times uma vez que cabe perfeitamente. Apenas a título de comparação com o tema, claro, no final das contas as espécies funcionam como “equipes” e o que ele disse é muito claro. Não é a força e nem a razão que prevalecem, mas sim aquele que melhor se adapta e segue evoluindo (se desenvolvendo). É sobre isso.
A dinâmica de uma equipe de trabalho está essencialmente ligada a interação entre os membros da equipe, suas funções, responsabilidades e como colaborar para alcançar objetivos comuns. Contudo, seu funcionamento pode ser influenciado por fatores como a cultura organizacional, a liderança e as habilidades interpessoais dos membros do time. Por essa razão, inspirar as pessoas a mudar é uma habilidade essencial de liderança capaz de construir mudanças significativas e sólidas. Isso pode acontecer inclusive de maneira sutil. Esse conjunto de atitudes, quando aplicadas, ajudam a criar um ambiente propício para que as mudanças sejam adotadas de maneira mais natural e com maior colaboração entre os membros.
Qual novo comportamento você adotaria para melhorar a relação com o seu time de trabalho? Isso influenciaria outros membros do grupo?
A dinâmica de uma equipe de trabalho envolve uma combinação de comunicação, colaboração, liderança, confiança e flexibilidade. Quando bem gerida, essa dinâmica cria um ambiente produtivo, inovador e saudável, onde os membros podem alcançar resultados superiores e se desenvolver pessoal e profissionalmente. Em contrapartida, a comunicação é um dos pontos de maior atrito entre os membros e até em nível de liderança. Assim, desenvolver uma forma de catalisar a mudança pode se iniciar com a implantação, por exemplo de uma abordagem que permita transformar as conversas através da gentileza. A atitude permite acessar com mais facilidade cada individuo e produz menos confronto. O efeito pode ser profundo e fazer com que as as situações sejam tratadas com cuidado, compreensão, paciência e compaixão de modo genuino.
Outro aspecto relevante que afeta todo o funcionamento de um time está ligado a consciência sobre o que está acontecendo agora e o que as pessoas estão querendo produzir juntas. Ao envolver os membros da equipe para ajudar a cocriar os líderes aumentam a confiança dos membros, bem como seu senso de propriedade nas novas tarefas. Uma abordagem de cocriação eficaz envolve ouvir as preocupações dos membros dos times sobre as barreiras que os impedem de mudar para novos comportamentos e, em seguida, reuni-los para ajudar a projetar etapas práticas e específicas que superarão essas barreiras de divergências e ideias pré-estabelecidas. A criação da conexão entre as pessoas se torna uma verdadeira fortaleza para o time.
De que forma remover atritos e implantar facilitadores, sinais e reforços para a coesão do time? Você já se sentiu isolado ou isolou algum membro da equipe de trabalho por falta de compatibilidade?
As emoções têm um grande impacto na capacidade de criar hábitos. Pensamentos negativos que surgem como resultado do fracasso são um sinal claro para o corpo e a mente humana de que algo está errado. Por outro lado, seguir velhos hábitos cria uma resposta positiva, sendo equivalente a permanecer na zona de conforto. É por essa razão que é tão desafiador tentar modificar o comportamento novamente quando você falha. A maneira como as pessoas respondem e lidam com o fracasso desempenha um papel enorme na mudança de comportamento. Aqueles que reagem aos seus erros com autocrítica e pessimismo perdem a motivação e acham difícil repetir novos comportamentos e perseguir seus objetivos. Nesse sentido, membros tendem a se isolar ou a serem isolados pelos demais.
Uma maneira eficaz de ajustar essas situações e fomentar novos padrões de comportamento é por meio de incentivos e reconhecimentos. Dar consistentemente reconhecimento aos membros, tanto individualmente como em equipe, surte grandes resultados em pouco tempo. Ao ouvir e reconhecer pontos fortes, qualidades e resultados de valores construtivos você faz com quem os membros se vejam como um todo (integrados ao time). Esse estimulo atua como uma espécie de reforço positivo e equaliza a atuação da equipe.
Vale reforçar que o primeiro estágio da construção de um novo comportamento habitual é a pré-contemplação. Este é o período em que você ainda não está ciente da necessidade de mudar, não está pensando em mudar e não sente motivação para mudar. O estímulo é o mecanismo que faz você passar para o próximo estágio. Isso pode vir, por exemplo, de um feedback do seu colega. A partir desse ponto é o momento em que você começa a pensar sobre a mudança e analisa os prós e contras de um novo hábito que será incorporado. Por isso é tão importante criar um ambiente que favoreça o diálogo no contexto da avaliação em que os membros da equipe compreendam suas áreas de melhoria, fortaleçam suas habilidades e ajustem suas ações em busca de melhores resultados. Isso promove um ciclo contínuo de aprendizado.
De que forma a conduta de um membro da equipe ou de uma liderança pode refletir no comportamento do time?
Os líderes moldam a cultura da empresa por meio de suas ações, fornecendo o modelo comportamental para os membros e para o time. As organizações que concentram seus esforços de melhoria devem utilizar essa abordagem sutil, de cima para baixo para produzir a “osmose comportamental”, alavancando influência dentro das iniciativas e comportamentos do time. Embora essas definições apresentadas aqui sejam esclarecedoras, o mais importante apoiar novos comportamentos e revisar como estão as atitudes atualmente, tanto do time como de líderes internos. Um trabalho profissional com o Coach de Time é capaz de ajudar a equipe a realizar sua tarefa com sucesso, ajudar os membros a fazerem uso coordenado e apropriado de seus recursos coletivos na realização do trabalho da equipe, ao mesmo tempo que constrói e mantem um ambiente inclusivo. Todos precisam se manter conectados e terem discernimento do funcionamento dessa estrutura em todos os níveis, inclusive nos aspectos de comportamentos e atitudes.
De que forma o comportamento do grupo pode fornecer indícios de que esse momento é adequado para apoiar a mudança de novas atitudes? Você está disposto a se desenvolver para continuar se adaptando e fluindo?
Se deseja ter apoio de um coach profissional entre em contato: jorge.dornelles.oliveira@ggnconsultoria.com.br Whats app (11) 97675.3380
Fonte: The One Leadership Project Ltd 2012
Leia também:
Modelos de desenvolvimento e ciclos de vida das equipes como indicadores no Team Coaching
Jorge Dornelles de Oliveira
Setembro de 2024
Comments